SBT - Secador de Baixa Temperatura - Swiss Combi
Com a obrigação de resfriar condensados para poder utilizá-los no processo industrial, inúmeras usinas instalam torres de resfriamento com a única finalidade de abaixar a temperatura dos condensados de 95ºC até cerca de 60ºC. Perdem assim uma grande quantidade de água por evaporação às custas de consumo de energia elétrica nos exaustores e nas bombas. A mesma situação ocorre para o resfriamento de vinhaça.
Estamos gastando dinheiro para perder água!!
A tecnologia SWISSCOMBI permite resfriar condensado e/ou vinhaça sem perder água e ainda produz um excedente de energia elétrica para ser exportado. Um equipamento indispensável numa época na qual é imprescindível economizar energia e conservar água.
A PROCKNOR ENGENHARIA apresenta a sua empresa parceira SWISSCOMBI, trazendo mais uma tecnologia inovadora para a geração de energia renovável a partir de biomassa.
Apresentamos o novo SBT – Secador de Baixa Temperatura, secador para biomassa do tipo esteira que opera utilizando fontes de energia com baixa temperatura.
A SWISSCOMBI tem a sua sede em Zurich e conta com mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de secagem de sólidos e de biomassa.
Os técnicos da SWISSCOMBI desenvolveram um secador para biomassa capaz de utilizar fontes de energia com baixa temperatura. A secagem ocorre de forma indireta pelo aquecimento do ar de secagem, utilizando-se trocadores de calor líquido-ar ou vapor-ar.
Já existem mais de 100 equipamentos operando em empresas como Agrana, Sudzucker e Tereos, promovendo a secagem dos mais diversos produtos como serragem, cavaco de madeira, alfalfa, polpa de beterraba, capim, entre outros.
Testes específicos para a secagem de bagaço de cana de usinas do Brasil foram realizados na planta piloto da SWISSCOMBI, com resultados totalmente satisfatórios.
Para o sistema de secagem de biomassa podemos utilizar várias fontes de energia disponíveis nas indústrias:
- Condensados de vapor vegetal.
- Vapor vegetal.
- Flash de vapor da caldeira ou de outros equipamentos.
- Vinhaça.
- Flegmaça.
Algumas das vantagens da tecnologia SWISSCOMBI são:
- Aumento do poder calorífico do combustível em função da secagem.
- Utilização de fontes de energia residuais com baixa temperatura até 120ºC.
- Baixo consumo de energia elétrica.
- Alta eficiência termodinâmica.
- Operação automatizada.
- Baixo custo de manutenção.
- Alta confiabilidade dos equipamentos.
- Equipamentos modulares que possibilitam ampliações.
- Possibilidade de utilização de mais de um estágio de aquecimento.
Os equipamentos serão inteiramente fabricados no Brasil. Além do secador propriamente dito, o sistema é composto por trocadores de calor tipo casco-tubo, bombas, exaustores e sistema de transporte da biomassa enviada para o processo de secagem.
O nosso fornecimento poderá contemplar, além dos equipamentos e dos acessórios, os serviços de projeto de instalação do sistema para a correta integração com os equipamentos existentes, os serviços de gerenciamento da instalação e os serviços de treinamento e de posta em marcha do sistema.