Recentemente temos tido no Sistema Elétrico Brasileiro (SEB) um grande aumento das fontes de energia renovável intermitente, a eólica e a fotovoltaica (FV). A FV inclusive apresentando aumento muito representativo, com a China desovando estoques imensos de placas a um custo muito baixo.
Nós humanos estamos nos tornando cada vez mais energívoros, e a pegada de carbono só aumentando!
A transição energética é um objetivo (fim) que pode ser parcialmente atingido por medidas (meios) que promovam a descarbonização em processos agroindustriais diversos.
Este texto foi redigido alguns dias após termos passado pelo terminal portuário industrial de Fusina, na Itália, onde nos deparamos com um navio em cujo costado podia-se ler em letras garrafais a seguinte informação: “Hybrid - Zero Emissions in Port”.
Em fevereiro passado solicitei um Uber e fui atendido por um carro elétrico em cujas portas estava escrito “Zero Emissões”. Troquei informações com o motorista a respeito do carregamento e da vida útil da bateria, mas não houve tempo para comentar a respeito do mito propagado no veículo, já que o mesmo somente seria válido caso fosse possível garantir que 100% da energia elétrica consumida pelo veículo é gerada a partir de fontes renováveis e sem pegada de carbono.
Fomos contratados recentemente por uma usina para desenvolver um trabalho de consultoria, cuja entrega principal foi um Algoritmo para simular a operação de uma válvula condicionadora de vapor (VCV) funcionando na prática como se fora um gerador de vapor de processo, ou seja, como uma “caldeira produzindo vapor de escape (VE)”.
Detalhamento para ampliação de capacidade de moagem de cana.
Basic and Detailed Project for Implementation of Industrial Plant and Power House (Greenfield).