HAZOP é o termo usado para identificar o “Hazard and Operability Study”, um procedimento muito utilizado na indústria como uma ferramenta para a identificação dos riscos potenciais decorrentes da operação da planta.
Os filtros rotativos a vácuo são equipamentos que fazem parte de sistemas que foram desenvolvidos em uma época na qual a cana processada era geralmente queimada e cortada manualmente, ou seja, cana trazendo pouca impureza mineral e vegetal.
Um trabalho sobre o tema acima foi apresentado no Congresso da ASSCT (Australian Society of Sugar Cane Technologists) em 2017, indicando as circunstâncias nas quais o uso desta técnica poderia ser eventualmente recomendado.
De tempos em tempos o termo MVR (Mechanical Vapour Recompression) aparece no mercado como uma possibilidade para a solução de problemas de falta de vapor de processo nas usinas. Foi o que ocorreu na última edição da Fenasucro, com fabricantes diversos oferecendo o seu equipamento.
Estivemos trabalhando na engenharia conceitual de uma usina no exterior e ao discutir as premissas do projeto acabamos naturalmente discutindo com a equipe do cliente vários dos fundamentos do processo.
Pretendemos discorrer sobre dois desafios importantes que podem ser vencidos com novas práticas operacionais no setor industrial da agroindústria canavieira.
Detalhamento para ampliação de capacidade de moagem de cana.
Projeto de detalhamento para implantação de central termelétrica de capacidade de geração de 50 MW.