Um cliente solicitou recentemente um parecer sobre o uso de transmissão hidrostática na moenda de um projeto conceitual para uma nova planta para produção de etanol.
Há alguns anos atrás o engenheiro Domingos de Abreu, especialista em elétrica com muita experiência no nosso setor, contou que estava em uma reunião com diretores do CTC discutindo sistemas de cogeração.
A nossa Revista STAB está completando trinta anos. Quero parabenizar toda a equipe da STAB que com muito entusiasmo e dedicação tem tornado possível a edição deste singular e importante veículo de comunicação.
Há alguns meses atrás, durante a posta em marcha de uma turbina de 40 MW na nova central termoelétrica de uma usina no México, mais uma vez recebemos a informação do cliente de que os suportes de mola da tubulação de vapor vivo não se comportaram conforme o que foi previsto no projeto.
Recém formado, comecei a trabalhar em usinas de açúcar e logo aprendi um ditado que era muito popular: “Quem tem dois tem um, que tem um não tem nenhum”. Era uma época de muita ineficiência no setor, e os gerentes usavam este ditado para convencer os empresários a terem sempre equipamentos em duplicata, o que sem dúvida tornava mais cômoda a vida dos gerentes.
Um dilema pode ser definido como uma situação embaraçosa, com duas ou mais alternativas difíceis ou penosas, uma das quais devemos selecionar.
Detalhamento para ampliação de capacidade de moagem de cana.
Projeto de detalhamento para implantação de central termelétrica de capacidade de geração de 50 MW.